
Hoje pela manhã, estava ouvindo uma rádio de minha cidade e me deparei com a seguinte chamada: "Cachorra Pitbull chamada NAJA desapareceu. Quem encontrá-la favor trazer de volta para os proprietários...".
Em quase dezessete anos de vida - o que considero pouco, pois faço planos até os cem – percebi algo que muitas escolas e educadores ainda não perceberam: aprender é algo que se faz na prática. Não adianta dizerem que primeiro é preciso aprender a teoria para depois empenhá-la na prática, isso é pura teoria. Para provar isso, basta olharmos para o nosso dia-a-dia, não usamos um manual de como andar de bicicleta, ou como começar a falar, simplesmente aprendemos na prática. Outro ótimo exemplo é o beijo! Se procurarmos na internet, em sites ou revistas teens encontraremos dicas, manuais, e outras maluquices ensinando a beijar. Há inclusive a técnica da uva em um copo, onde deve-se tentar pegar a uva com a língua, sendo assim, você aprende a beijar. Como é que podem inventar tamanha bobeira? É muita criatividade e cara de pau. Somente aprenderemos a beijar se praticarmos meus caros! E quanta mais pratica, mais você se aperfeiçoa.
Na escola, infelizmente percebo a mesma coisa, digo infelizmente porque ainda há aqueles que continuam apegados somente a teoria e prejudicam a minha formação. Tanto no curso Técnico em Informática quanto no Ensino Médio os melhores professores e as disciplinas em que eu me destaco são aquelas em que aprendemos na prática. E não pensem que passamos por cima da teoria. Pelo contrário, aprendemos sim a teoria, mas ela aliada a prática, vemos ela na prática e assim podemos assimilar melhor, compreender o que nos é ensinado e não simplesmente engolir uma decoreba para obter nota.
Sendo assim, senhores e senhoras educadores, ao desenvolverem seus métodos de ensino, pela melhoria da educação em nosso país, pensem no beijo!